quinta-feira, 2 de junho de 2011

Campos


Campo Magnético cercam materiais e correntes elétricas e são detectados pela força que exercem sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento. O campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude(ou força), por tanto é um campo vetorial.
Campo Elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.
Esses campos se manifestam por meio de forças exercidas em partículas eletrizadas neles mergulhadas

quarta-feira, 4 de maio de 2011


O microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos, foi criado em 1591, pelos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo. Logo depois, o holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios de apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre, aperfeiçoando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscópio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como água estagnada, embriões de plantas, sangue, esperma e visualizou micro-organismos.
Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratórios de biologia de escolas e universidades são, na maioria, microscópios ópticos ou fotônicos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Utiliza-se então um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto fracionado na lâmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina.
Há também os microscópios eletrônicos, que permitem o estudo mais detalhado da estrutura interna da célula, podendo proporcionar aumentos de 5 mil e 100 mil vezes.
No microscópio eletrônico de transmissão há, em vez de luz, um feixe de elétrons que atravessa o material biológico, produzindo a imagem. Já o microscópio eletrônico de varredura por meio também de elétrons, estuda-se detalhes de superfícies de objetos sólidos. O material deve ser desidratado e recoberto com uma fina camada de metal. Com a movimentação de um feixe de elétrons, a superfície do material é captada por um sensor e então há uma interpretação computadorizada dessa superfície.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Processadores de Computador

Você sabe o que é um processador?

O processador é a unidade central de processamento de computador ou sistema computacional. Praticamente tudo passa por ele, já que é o responsável por executar todas as instruções necessárias. Quanto mais "poderoso" for, mais rapidamente suas tarefas serão executadas. É um circuito integrado que executa instruções de máquina, realizando diversos cálculos e tomadas de decisão. Também é denominado CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento).

Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (um tipo de ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do chip. A temperatura sugerida para cada processador varia de acordo com o fabricante, com o mecanismo e com o desempenho. Para conhecer a temperatura, fabricantes de placas-mães costumam oferecer programas próprios para isso.

quarta-feira, 16 de março de 2011

1- 1 - Porque ao aproximarmos o bastão de teste na esfera do gerador, ocorreu uma faísca?

Por que aproximamos um corpo neutro de outro eletrizado, assim sendo, o bastão que estava neutro recebeu elétrons da esfera eletrizada que resultou nas faíscas.

2 – Porque os cabelos do colega ficaram em pé?

Por que o corpo do colega estava neutro e fez contato com a esfera eletrizada fazendo com que assim seus cabelos ficassem em pé.

3- O que você entende por cargas elétricas?

São cargas que se definem por positivas ou negativas, que podem se atrair ou se repelir.

4 – Justifique o fato da mistura gasosa envolvente (ar atmosférico) passar de isolante para condutora de eletricidade.

Pelo fato do ar não ser puro e não conter somente seus ‘ingredientes’ básicos, algumas das coisas que são adicionadas ao ar (ex:umidade) pode acabar conduzindo eletricidade.

5 – Como denominamos o ruído e a cor azulada que surge durante a descarga quando este fenômeno ocorre na natureza?

O ruído é determinado apartir do aquecimento do ar que entra em contanto com a eletricidade, e a cor azulada é fruto do meio em que ele aconteceu, pois os raios tem por naturez a cor branca.

6 – Justifique o fato de nós não morrermos ao tocar no gerador, já que a diferença de potencial é extremamente elevada?

Não morremos por que a força do gerador não é tão grande assim.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Raios Trovões e Relâmpagos.


Na aula de quinta feira(24/02) aprendemos sobre a formação de raios, trovões e relâmpagos, como prevenir e saber a distancia que o raio cai de você .

Raio é a descarga elétrica que se produz pelo contato das nuvens carregadas de chuva e a terra quando se tem energias opostas. Conseguimos ver a descarga a olho nu, é aquele caminho de luz com ramificações que vemos no céu . O raio é o responsável pelo relâmpago que é o clarão e também pelo trovão que é o barulho estrondoso .
O trovão é causado pelo aquecimento do ar causando a expansão dos gases atmosféricos ao longo da descarga elétrica resultando na pressão que causa o barulho todo . O relâmpago é o clarão da própria descarga elétrica .
Para calcular a distancia da aonde caio o raio é só contar em segundos a diferença do relampago para o trovão e depois pegar o tempo e dividir por 3 .

Esse foi basicamente o assunto dessa semana , XB